Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

14 de fev. de 2012

Vida em Rep

Já vou falando, morar em rep NÃO É FÁCIL, mas é gostoso! E melhor do que fazer bate e volta todo dia, porque nessa brincadeira de estudar em uma cidade e morar em outra você perde no MÍNIMO uma hora de estrada, sem contar o transporte da rodoviária até sua casa.
Você tem que aprender a conviver com pessoas de lugares, costumes, culturas diferentes e, algumas vezes, isso é complicado. Mudar de rep é normal, por que vocês, bixos, estão se acomodando em reps de veteranos acolhedores e não os conhecem, por isso as vezes rola uns conflitos, as ideias não batem e acabam se estressando.
Mas acabei mudando porque conheci meninas que tem coisas em comum comigo, amigas e resolvemos morar juntas! Claro, todas nós temos nossas manias, jeitos e defeitos em lugar algum nós estaremos 100% contentes, mas faz parte de vida.
Conselho: quando entrar em uma rep ou montar uma com suas amigas(os) acerte coisas como pagamento de contas, compra no supermercado, limpeza, disposição dos quartos, visitas íntimas, enfim, coisas que precisam de um consenso pra viver bem.

Agora algumas dicas práticas:
- Cuidado com a empolgação. Algumas casas impressionam, mas podem ter gastos de manutenção altos. Tente entrar em contato com os antigos moradores da casa para saber sobre possíveis problemas, como vazamentos e inundações;
- Consulte outras repúblicas para saber o preço médio do aluguel em Barão e negociar com a imobiliária;
- Fale com estudantes que moram próximo para saber como é a vizinhança; porque muitas pessoas têm pré-conceito em relação a estudantes morando fora de casa, qualquer barulho, cheiro, risada, conversa, tudo que estiver errado é culta dos estudantes desnaturados e vadios que não moram com os pais. Cuidado com esse tipo de vizinhança.
- Se achar a rua muito deserta, passe pela noite em frente a casa para verificar iluminação, movimento, segurança, etc;
- A mobilha pode ser adquirida através do UNIFESPIANOS no facebook, ondem vários veteranos que trocam os móveis ou estão saindo da facul vendem os objetos em um bom estado e preço acessível.
- Peça permissão sempre que quiser levar alguém para passar um tempo lá, por exemplo, passar o final de semana com os pais ou os amigos do colégio, porque com certeza eles terão que dormir na cama dos seus colegas e não é legal chegar em casa e perceber que dormiram na sua cama e ninguém pediu permissão.

Bom galera, é isso, espero ter ajudado, outras coisas vocês PRECISAM aprender sozinhos, viver na pele, porque se eu contar problemas que eu e outros colegas enfrentamos a vida em rep de vocês irá perder toda a emoção! HAHA
Por: Paulinha

Nenhum comentário: