Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

15 de jan de 2012

Bate-Volta


Olá Bixo!


Seguinte, se você tem uma mãe superprotetora como eu, ou gosta demais da comida dela pra ir morar numa casa cheia de gente estranha e potencialmente sequelada, sua segunda opção é fazer o Bate-Volta.
“Mas Perdido, bate-e-volta é foda! você fica cansado e não dá pra curtir a faculdade” 

MI-MI-MI, COITADO É RATO QUE NASCE PELADO, Bate e volta não é prático mesmo, mas serve como solução temporária até você convencer sua família que ela é louca, ou convencer a si mesmo que é uma má idéia morar na casa da mamãe estudando em outra cidade. Vai da falta de bom-senso de cada um aí...

bom, sobre o bate e volta em si: 
Vou focar na galera que mora em São Paulo capital, mas dar uns toques para os que moram em cidades próximas o bastante para que seja viável o Bate-volta. 

Paulistas: há várias empresas de ônibus que saem da estação Jabaquara do metrô e descem direto para Santos, cruzam toda a cidade e vão até a Ponta da praia (consulte o mapa e você verá que a PP é o cuzinho de santos). Estes ônibus saem de meia em meia hora, e são em horários intercalados entre as empresas, elas são Expresso Luxo, Cometa e Rápido Brasil. A Rota dos ônibus passa pelo terminal, cruza a Ana Costa (bem na altura da AC 95) e desce pela Conselheiro Nébias até a Orla, de lá vai pela avenida da praia até chegar no na PP (depois do canal 7). Você pode pedir para descer em qualquer momento da viagem, ou descer no terminal rodoviário de Santos e de lá pegar outro ônibus até seu destino caso ele esteja fora da rota. 



O preço em todas as empresas é o mesmo, e perante apresentação da carteirinha de estudante você paga meia, que cai em algo em torno de 10 reais (a meia, a inteira é 19 e uns quebrados). cada empresta tem a sua carteirinha, e pedem alguns documentos para que você possa fazê-la, foto 3x4, comprovante da faculdade e um comprovante de residência (de São Paulo, é claro).

Para pedir o comprovante da faculdade, você deve se dirigir até a Secretaria, preencher o papel que vai estar ali numa caixinha e em menos de duas semanas seu comprovante estará disponível para retirada. a carteirinha leva algo em torno de uma semana para ser feita, uma vez entregues os documentos num guichê da empresa que você escolheu, e você pode fazer de todas as empresas a carteirinha se quiser. 

"Mas Perdido, vou ter que levantar muito cedo!" 

É isso aí juventude, a vida não tá fácil pra ninguém, eu levanto as 6 todo dia pra ter aula as 9, mas pense pelo lado positivo, você vai poder acordar todos os seus coleguinhas de Santos por SMS assim que levantar, para tornar sua manhã mais divertida e cheia de insultos! A viagem para Santos leva algo em torno de uma hora e 10 minutos, se for até a Ponta da Praia, uma hora e meia até o ponto final. É muito viável compensar o sono na viagem de ida e volta, se você consegue dormir no ônibus. Também é um bom momento pra rever aquela matéria de MAC pra prova que você esqueceu de estudar. 

Sobre roupas: êÊê Santos, praia, festa, aquela zona! Meninas querendo ir de shortinhos e os poucos e bravos homens querendo ir de bermuda. Se você faz bate e volta mantenha na sua mala um blusão porque o ar condicionado dos ônibus é extremamente gelado, ou mantenha algumas roupas na casa de algum colega que já mora em Santos, eu guardo por exemplo um blusão e uma troca completa de roupa para ir na praia (naquele dia de calor pra matar aula) na casa de umas amigas. O inverso também é válido, se vc vai vestido de paulista (calça jeans, tênis e blusão) é bem possível que você chegue lá e derreta, então pense sempre no clima das duas cidades antes de sair de casa. 

Vale lembrar que também existe a opção de juntar um grupo pra fretar um ônibus, o que vai te tirar a liberdade para voltar quando quiser para casa (caso queira ficar em Santos até mais tarde para "estudar") mas pode sair mais em conta e mais confortável. 

Se alguém tiver mais perguntas, procure pelo Perdido (atualmente um dos únicos infelizes fazendo bate-volta) que eu te esclareço tudo o que precisar. 
Boa sorte e parabéns Bixo, UNIFESP é pra poucos, e, sério. Vale à pena.
Por: Perdido

Nenhum comentário: