Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

21 de fev. de 2012

Cursos- T.O.

É, agora você é aluno da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, imponente, não? HAHA vá se acostumando, quando perguntarem aonde você estuda, encha-se de orgulho em falar, e quando perguntarem o curso e sua resposta for TERAPIA OCUPACIONAL, não se assuste com as caras e bocas do povão, muitos não fazer ideia do que é isso, o que o profissional faz, onde atua. Infelizmente isso é normal, vá se acostumando.
Eu sou um exemplo vivo disso, no Sisu estava entre a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, entrei no site da Unifesp, li o informativo da T.O e coloquei como opção e passei, dentro da Universidade que eu realmente descobri a minha futura profissão. Descobri também que mais de 80% das minhas colegas de classe não tinham T.O como primeira opção, muitas queriam Fisio, Med, Psico e claro, algumas tinham certeza de que Terapia Ocupacional era seu destino, já conheciam e tinham-na como primeira e única opção. No final do semestre NINGUÉM mais estava com a ideia de mudar, todas somos apaixonadas pela profissão, é LINDA, muito humana.
O primeiro termo é feito para aqueles que caíram de paraquedas no curso, o módulo específico chama-se Conhecendo a Profissão. Os responsáveis pelo módulo convidam TODOS os professores de T.O da universidade para nos contar sobre sua trajetória na profissão, porque escolheram o curso, que área seguiram, entre outras coisas. Visitamos também muitas instituições em Santos que tem o profissional de Terapia Ocupacional, como o Lar das Moças Cegas, a Casa do Sol (asilo), a APAE Santos, alguns NAPS, o Cerest, a Casa Esperança, etc.
Existe um leque imenso de opções dentro da T.O, podemos fazer tudo o que quisermos, tudo mesmo, e esse módulo ensina isso. Depois dele os alunos se apaixonam e descobrem que fizeram a escolha certa!
No segundo termo temos dois módulos, ART I-cotidiano e ART II-AVD’s, o ART I é ministrado pelas professoras Viviane Maximino e Flávia Liberman, o objetivo é ensinar a ver o mundo de outra forma, estudar os “verbos do cotidiano” com um olhar de T.O, lemos textos sobre verbos como Olhar, Fotografar, Caminhar, Cozinhar, Fazer e para todos fazemos uma resenha seguida de análise e atividades bem interessantes em sala de aula, é um módulo 100% enriquecedor, você passa a ver a vida de outro modo, mais humanizado.
O ART II é ministrado pela Emanuela Matos e Marcia Novelli, aqui é a parte mais teórica mesmo, analisamos as Atividades de Vida Diária, temos um roteiro e várias atividades para analisar, é meio que uma introdução para o que faremos em um atendimento, por exemplo. E, para isso as aulas de TS e IS são essências para nós. Nos dois módulos, e eles são complementares entre si.
Vou fazer diferente dos veteranos que escreveram sobre os outros cursos, não vou contar o que tem no curso como um todo, vou deixar aqui apenas aquilo que eu já vivi,até porque eu não sei mesmo o que me espera por vir!!

Por: Paulinha

Nenhum comentário: