Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

16 de fev. de 2012

Inauguração da Silva Jardim!

É bixo, a vida de universitário tem de tudo um pouco. Bebedeira, esforço, festa, disciplina, criatividade... e polêmica. A universidade é um espaço que proporciona debates de ideias e ideais, então algumas polêmicas sempre surgirão. E quando a discussão tem como tema central questões políticas, a coisa pega fogo! Assim como seria com o futebol ou a religião, tudo depende do grupo que esta debatendo.
Enfim, estou enrolando exatamente na tentativa de evitar a polêmica: o prédio da silva jardim. Bonito, inacabado e com um histórico bem complicado o prédio foi inaugurado hoje e vocês que estão chegando vão ter seu primeiro contato com a UNIFESP lá!
O que tem isso de mais? Bom para vocês que chegam agora com o prédio quase pronto ele parece um transtorno mínimo, mas logo logo estarão ouvindo veteranos reclamando muito de cada detalhe inacabado. Frescura? Não. Muitos veteranos esperam por esse prédio há anos, a obra que deveria ter acabado em 2008 ainda está em andamento e começaremos as aulas com algumas coisas faltando, como o bandejão por exemplo. Se para vocês isso vai gerar desconforto, para alguns que já estão aqui a mais tempo vivendo condições complicadas de estrutura isso pode gerar reações mais radicais.
Então, faça o possível para entender a revolta de alguns, que irão falar muito mal de gestão, direção, governo, nação... Se eles tem razão ou não, não me cabe julgar. Eu tenho e minha opinião pessoal, mas ao invés de passá-la à vocês prefiro que se informem e tirem as próprias conclusões.
Eis um texto que esta no site da unifesp-bs:
É uma reportagem do jornal local A Tribuna. Nela podemos ver que os alunos reclamavam de precariedades, falta de estrutura, quadras, piscinas e laboratórios. Bom leia! Não quero deturpar o que lá está escrito. Vá prestando atenção nas datas. Essas reclamações são de 2007, e a promessa do prédio estava datada para o primeiro semestre de 2008!  Sendo que o investimento deveria ter sido de 7,5 milhões de reais. Agora o vídeo do protesto que aconteceu na inauguração.
Se você assistiu até o fim ,e não esta completamente perdido no calendário há alguns anos, deve ter notado que o prédio está sendo entregue com um pequeno atraso de 4 anos, inacabado e que custou 35 milhões de reais! Um pouco a mais do que foi prometido em 2007. Isso revolta muita gente.
Erros foram cometidos, consertados. Tivemos um reitor renunciando, muitos problemas com o projeto e execução da obra, enfim demorou 4 anos e saiu muito mais caro do que o previsto.
Mas agora temos tudo? Não. As quadras, as piscinas e alguns laboratórios ainda estão e continuarão faltando. Pois entram nos planos do próximo bloco, bloco que nem está projetado ainda. E um anfiteatro! Usávamos o da Ponta da praia e esperávamos que o prédio novo tivesse um maior e melhor, mas não tem nenhum. Sem dizer que os "bixos do mar", vão ficar no prédio antigo. Que esta passando por uma reforma, mas não é o ideal.
Essa é a polêmica, estes são os fatos que alimentam o sentimento de revolta em alguns veteranos. É dai que virão palavras ásperas, criticas ácidas e alguns discursos fatalistas. Se eles tem razão de ser? Você leu, você decide. Mas só leu metade da história. Olhe o resto. Pesquise. Abaixo uma publicação da prefeitura de santos sobre a inauguração de hoje.
Leu tudinho? Bom são promessas promissoras. Se concretizando estaremos muito próximos de enfim ter nossas necessidades atendidas.Afinal estamos pensando nisso a muito tempo, talvez não vocês que chegam agora, nem eu que cheguei a pouco tempo, mas o nosso coletivo. A unifesp espera a muito tempo por condições melhores e parece, pelas falas, que isso pode estar vindo.
Esse ai foi o Mercadante falando de mudanças que afetam a unifesp mas vão alem. Investimento em educação de base, comprometimento de parte do lucro do pré-sal em educação. Movimentos que vão além, mas que mudam a nossa realidade na unifesp e nos dão alguns motivos para pensarmos de maneira otimista.
E não só nós.
A unifeps vem a ser a primeira universidade pública do litoral paulista, o que já faz diferença para toda uma população que ou pagava pela graduação ou subia a serra. E vem se instalar numa região de santos que estava, e ainda está, precarizada. Se para nós 4 anos parecem um ultraje, uma grande ofensa, para quem esperou desde a fundação da cidade um prédio mesmo que atrasado parece um milagre! Faz toda diferença.
Não só o prédio, por que tijolo não faz a estrutura sócio/politica/cultural e sei lá oque mais mudar. Nós fazemos, nós da unifesp que trabalhamos com a comunidade podemos melhorar a vida daqueles que moram em nosso entorno. Visando uma revitalização que não é demolir o velho e construir o novo, mas fazer com que os atuais moradores tenham melhor condição de vida. Nossa chegada com um prédio novo e reluzente trás essas esperança para as pessoa que antes se sentiam abandonadas nas calçadas da Silva Jardim.
Os moradores das calçadas ainda estão lá, o futuro promissor ainda é uma promessa, o prédio atrasado foi entregue e pagou-se caro por ele. Fatos. Agora te apresentei vários deles, mas a conclusão disso tudo quem deve formular é você.

Bem vindo a isso tudo bixo. Aproveite ao máximo! E pense por você, pesquise! Não deixe que façam sua cabeça nem pra um lado, nem pra outro.

Por:Grilo

Nenhum comentário: