Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

23 de fev. de 2012

Oficina "Sexo Seguro" (Semana de Integração)

Queridos calouros, como puderam perceber por este blog e pelos papos com os veteranos, estamos procurando acolhê-los da melhor forma possível, indo além da procura por moradia e dúvidas sobre os cursos e a Universidade. Isto porque sabemos que a entrada na Universidade significa uma nova fase em nossas vidas, é uma transição para a vida adulta que requer preparo e responsabilidade. Não dá para pensar em vida adulta e responsabilidade sem pensar em sexo seguro. É comum a gente achar que já sabe o suficiente, ou que está fora de qualquer risco. Mas informação sobre saúde nunca é demais, até porque acabamos descobrindo coisas que não sabíamos, temos a oportunidade de sanar dúvidas e aprender a lidar melhor com novas situações. Pensando nisso, na Semana de Integração, vocês podem ver que terão oficinas sobre DST/AIDS, para as quais estão todos convidados a interagir livremente sobre o assunto, aprendendo, debatendo, quebrando preconceitos. Muitas questões podem ser levantadas em torno do tema, sendo que algumas delas já podem ter passado pela cabeça de vocês. Assim, para já dar uma esquentada, abaixo tem dois links interessantes:

- O jovem não tem mais o mesmo medo do HIV (Jairo Bouer) -
  http://www.querofazer.org.br/?p=1179

"Onde fazer o teste de HIV em Santos - Centro de Testagem e aconselhamento " - http://www.aids.gov.br/endereco/cta-de-santos-secao-de-prev-e-controle-de-aids-seaids-coord-mun-de-dstaidshepatites-virais

- Sintomas e fases da AIDS -
  http://www.aids.gov.br/pagina/sintomas-e-fases-da-aids

Sejam muito bem-vindos e nos vemos na Semana de Integração!
Por:Monitoras de IS.


Só para complementar vou deixar o meu relato sobre a atividade chamada de "oficina temática" que vai rolar na semana de integração. Já fui bixo, assim como vocês e a um ano atrás era eu quem estava perdido chegando em santos sem saber o que fazer e para onde ir. E assim como será com vocês meu primeiro contato com a universidade foi a semana de integração. Vale a pena vir? Vale! Primeiramente por que ela realmente integra a galera que ta chegando com atividades bacanas, da pra curtir bastante até e rir um bocado dos micos que se pagam.E depois conta falta, portanto aceitem meu conselho: Guardem suas faltas para quando elas forem realmente necessárias. E voltando a "oficina temática de saúde sexual"... Acho que é um evento imperdível. Eu me diverti muito e aprendi algumas coisas novas, por mais que eu achasse que já sabia tudo.
Eu já vi milhares de palestra e aulas sobre DST, vou ter que ver mais uma? Bom essa com certeza não se iguala as massantes palestras que você teve no fundamental ou no colegial. Primeiro que não é uma palestra, existe sim uma presentação curta com uns videos muito bacanas, mas depois começa a oficina. Ai a coisa fica realmente boa, pois vamos pensar as idéias de "grupos de risco", "vulnerabilidade" e "atitudes de risco" através de uma dinâmica em pequenos grupos. Não vou estragar a surpresa, mas é bem divertido. E após temos uma apresentação interativa dos métodos de prevenção com dicas, ministrado pelos seus veteranos e professores. E é impagável ver como cada pessoa vai lidar com a situação. Uns super seguros, outros com vergonha. O legal é que o espaço é aberto para duvidas, brincadeiras e relatos.Fica um ambiente super descontraído e, volto a dizer, com muito informação que não é muito divulgada, mas é muito útil!
E arrisco sugerir que vejam o vídeo abaixo francês, (a frança faz os melhores vídeos de prevenção, pode procurar no you tube). Mas adianto que a moral da história é: Você tem inúmeras maneiras de fazer, e só uma maneira de se proteger. Bom, se você participar da oficina vai aprender mais de uma! Vejo vocês lá bixarada!



Por: Grilo

Nenhum comentário: