Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

15 de jan de 2012

Unifesp, eixos e módulos?!

Unifesp-BS?!

Se você fez tudo direitinho na matricula, apresentou todos os documentos e comparecer na confirmação você pode se considerar oficialmente um estudante a UNIFESP! E como prova disso será premiado com um crachá, que deve chegar lá pra setembro então não fique preocupado com ele.

Se você for um bixo bem perdido provavelmente não conhecia a UNIFESP até ver ela na telinha do Sisu. Bom a Unifesp é meio que cria da Escola paulista de Medicina, que sofreu um processo de expansão. Sendo hoje maior que a escola paulista e a englobando. Os detalhes e implicações disso você vai aprender com o tempo, não se preocupe. Mas vale deixar claro que somos grandes, mas que esse crescimento se deu rápido demais, então existem ainda alguns problemas estruturais e precariedades. Fatores que atrapalham, mas não impedem o aprendizado.

Fica tranqüilo bixo, você vai receber algumas más noticias de vez em quando, mas não precisa ficar preocupado. Aqui na BS tudo tem o seu jeitinho brasileiro de fazer as coisas funcionarem.
Estamos em um campi em desenvolvimento (que em breve receberá mais cursos, voltados a tecnologias marítima) e a participação dos alunos é essencial e incentivada. O movimento estudantil conseguiu algumas melhorias, mas ainda falta muito pra chegar no ideal. Mas isso você descobre e se informa depois, temos preocupações mais urgentes. Vamos explicar um pouco de como o Campus Baixada Santista se organiza.

Eixos e Módulos

A nomenclatura das “matérias” e sua organização aqui na BS é diferente das outras universidades. Diferente por que o projeto pedagógico do campus tem a pretensão de ser interdisciplinar! Não conhece a palavra? Pois vá se acostumando, vai enjoar de ouvir isso! Basicamente aqui na Bs entende-se que um bom profissional de saúde tem que entender seu paciente como um todo dinâmico. E para passar essa visão completa do ser humano aos estudantes optaram por unir os diversos cursos em aulas compartilhadas, assim vários pontos de vista podem ser abordados tendo um mesmo tema. Complicado?

Só na teoria. Na pratica você vai dividir a sala com pessoas dos demais cursos, T.O., Nutri., Educa., Fisio., S.S e Psico. . Essas aulas compartilhadas fazem parte dos Eixos Comuns, que são três(Eixo Biológico, Eixo Trabalho em Saúde, Eixo Inserção Social).Esses três eixos juntos vão mostrar as diversas dimensões do ser humano para o profissional da saúde. E Um quarto Eixo estará presente na sua formação, que normalmente é o eixo mais esperado pelos bixos, o eixo Especifico!

Que é um eixo onde você terá as matérias ligadas diretamente a profissão escolhida. Ou seja, nessas aulas você dividirá a sala com pessoas do mesmo curso que você. Alias bixarada esquece esse papo de “disciplina” e “matéria”, aqui na BS chamamos as aulas de módulos! Então vocês ao longo da graduação cursarão diversos módulos dos 4 eixos que compõem a graduação. Fácil, né? Sei que não, mas na pratica você vai entender rapidinho.

Por: Grilo

Nenhum comentário: