Para todos os cursos, tirando os do recém chegado instituto de ciências do mar, a unifesp trás uma visão um pouco diferente das outras universidades. Aqui o foco principal do campus é a área da saúde coletiva. Isso significa que eu não vou aprender nada da atuação tradicional de clinica?
Não necessariamente. Significa que você terá contato com uma abordagem mais ampla das praticas do psicólogo.
Extrapolando os limites da clinica individual e explorando o potencial do atendimento em grupos, intervenções em comunidades e inserção da psicologia nos aparelhos da saúde pública, como hospitais.
Tudo isso em cinco anos?! Exatamente. Tudo isso em cinco anos e devo dizer que muita coisa vai depender da sua vontade de se aprofundar no tema, pois o tempo é curto e insuficiente para abordar com profundidade tudo que Psicologia abrange.
Ta bem, mas e as áreas mais ligadas RH e desenvolvimento do trabalhador, como entram nessa história? Bom, ai vem a má noticia... Não entram! Ou quase não entram. Iremos abordar a atuação do psicólogo nas relações de trabalho e como o trabalho influencia e ajuda a formar o psicológico do indivíduo. Mas as praticas do profissional de psicologia no setor de RH, não serão foco. Então se você tem em mente apenas essa atuação profissional tem duas escolhas. Abandonar o barco ou aproveitar a visão ampla que a unifesp lhe oferece e ralar um pouco no tempo fora de aula. Pois você encontrará professores dispostos a te ajudar a se aprofundar em qualquer área do seu interesse.
E este é um dos maiores pontos positivos da unifesp, a diversidade de áreas de pesquisa e trabalho dos docentes. Você quer trabalhar com crianças? Há quem pesquise nessa área! Em presídios? Também há! Comunidades carentes? Escolas? Hospitais? Dependentes químicos?
As possibilidades são inúmeras e você tem esses cinco anos para explorar todas!
Incrível?! É... Talvez por que eu esteja pintando o quadro só com cores alegres. Todo esse universo de possibilidades não vai se apresentar assim tão cedo a você que está entrando. Na verdade nos dois primeiros anos de curso os eixos comuns estarão ocupando boa parte da sua grade horária. Você terá MUITAS aulas de biologia, que vão estudar do funcionamento das células ao funcionamento dos tecidos, terá também aulas do eixo Trabalho em Saúde, onde poderá entender como se organiza a saúde publica e como podemos intervir nela, e por fim o eixo Inserção Social, que nos ajuda a entender como o ser humano constrói a sua subjetividade e interage com o meio.
E nessa salada toda os módulos da Psicologia propriamente dita ficaram com pouco espaço. O que gera a ilusão de que não estamos aprendendo psicologia, mas meus veteranos me juraram que é mesmo ilusão e que a psicologia esta presente o tempo todo, embora nem sempre pareça. Bom é isso. Espero não ter confundido mais do que esclarecido.
Para os bixos mais desenformados nossa cor é o azul! Molecada de moicano azul e meninada com as unhas e pontas de cabelo com a cor. E bixos, aproveitem MUITO as aulas vagas do primeiro semestre, elas vão deixar saudades pro resto dos cinco anos de curso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário