Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

17 de jan de 2012

Dicas sobre módulos

Ao contrário do que muitos veteranos dizem pra aterrorizar vocês, caros bixos, nem tudo são flores, mas nem tudo é tortura também. Vocês serão aterrorizados com frases como: “Se prepara que vem o Eixo Biológico” ou “Durma bastante nas aulas de IS”. Não é pra tanto.

Logo no primeiro termo (aqui chamamos de termo, não de semestre, mas, dá no mesmo), vocês irão se deparar com três módulos (módulos não são disciplinas, são uma grande mistura de várias delas, exemplificarei depois) comum a todos os cursos (exceto SS para o Eixo Biológico): Módulo do Átomo à Célula (ou o famoso MAC; e NÃO é a marca de maquiagem, bonitonas), Trabalho em Saúde e Inserção Social. O MAC engloba disciplinas como Bioenergética, Citologia e Genética. Sim, tudo junto, tudo correlacionado. Cabe a você gostar ou não, isso é bem particular. É difícil, exige MUITA dedicação e uma quantidade considerável de decoreba. Mas não pense que não será utilizado no seu curso: questione e faça as correlações para a sua área! Tudo fará mais sentido e deixará seus estudos bem mais agradáveis. Também não vá acreditando que os trabalhos salvarão suas notas ruins, nem sempre isso se aplica!

O Trabalho em Saúde é o módulo que irá nos preparar para trabalhar na área da Saúde propriamente dita. É composto principalmente por leituras de texto e discussões sobre eles, além de trabalhos escritos que exigem sua opinião sobre o tema (por isso, é MUITO importante lê-los sem corpo mole). Também são feitas visitas em diversos locais de Santos, como bairros em situações precárias, hospitais e unidades básicas de saúde. Correlações também são necessárias para não deixar tudo sem sentido. Fazer TODOS os trabalhos é FUNDAMENTAL, muitos pegam exame ou até mesmo DP por não ter entregado uma ou duas atividades!

Já o módulo de Inserção Social trabalha a parte humana, já que não somos só biológico. Também trabalha com leituras e discussões, bem semelhante ao TS. E é preciso SIM fazer os trabalhos, todos, sem choramingar! Chegar no fim do semestre com tudo aprovado é sensacional.
Por: Duda

Nenhum comentário: