Parabéns! Seja através de muito estudo e dedicação, ou por qualidades excepcionais ou até mesmo por uma sorte desgraçada na hora de chutar todas no ENEM você passou no vestibular e conseguiu o tão aguardado Aprovado na lista da Unifesp!

E com ele um monte de preocupações e duvidas que você não deve ter parado pra analisar antes de selecionar a Unifesp Baixada Santista no Sisu. Coisas como: “Quanto custa ir pra santos todo dia?” ,“Quantos custa morar lá?”, “Onde fica exatamente essa tal Unifesp-Bs” “Como assim eles tem 4 prédios?!”, “Eles tem transporte próprio?”,”Tem onde almoçar?”, Interdisciplinar?! Mas o que é isso?”, “ Fica perto da praia mesmo?”, “Quantas aulas eu posso cabular sem bombar na matéria?”.

Bixo fica calmo nós vamos ajudar. Este guia contem informações úteis de quem já foi um bixo perdido e aprendeu a se virar. Vamos responder essas e outras perguntas e passar algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano. Aproveitem bem este ano e boa sorte a todos!

17 de jan de 2012

Cursos - Educa

Sim! O curso de Educação Física! Aquele da cor ROXA! Seja bem-vindo, bixo de Educa, e prepare-se porque aqui não é moleza não...

Pros desinformados de plantão, o curso de Educação Física da UNIFESP, assim como os outros, são voltados para a área da Saúde. Como assim? Calma. Isso significa que, quando formados, estaremos totalmente aptos e com o conhecimento necessário para atuar em hospitais e unidades básicas de saúde, ao contrário da maioria dos bacharéis formados em outras instituições.

Podemos dar aula em escolas? NÃO. E ponto. Somos bacharéis, e não licenciados, não temos a formação pedagógica necessária para tal. Quem quiser, pode sim cursar uma licenciatura após o término do curso, sem problemas.  

E em academias? Podemos atuar? Sim, claro. Em academias também promovemos a saúde.

Quais módulos teremos no decorrer do curso? Para isso, consulte as UC’s no site da UNIFESP. Mas, adiantando, teremos os módulos comuns, um módulo para anatomia e funcionamento músculo-esquelético (Módulo do Aparelho Locomotor, ou MAL), Dança, Ginástica, Fisiologia do Exercício (essa é pauleira), Esportes Coletivos, dentre vários outros.

Qual o diferencial de ser um Educador Físico formado pela UNIFESP? Pra começar, temos o diferencial da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, ou seja, temos a oportunidade de relacionar os módulos que aprendemos e passamos nossa vida universitária interagindo com estudantes de outros cursos, o que amplia nosso conhecimento e nos torna um profissional mais completo, além de ser totalmente capaz de trabalhar numa equipe interprofissional sem qualquer problema. Também temos uma carga de conhecimentos biológicos que nenhuma outra universidade oferece, fazendo com que saibamos melhor tratar um paciente ou treinar um atleta de elite, por exemplo.

Outra coisa. Ao contrário dos outros cursos, nós quase NÃO temos horários disponíveis na grade. Logo no segundo termo, perdemos essa chamada “área comum”, utilizada para descanso, estudo, participação em extensões, enfim. Particularmente, dá inveja, mas é uma forma de organizarmos o nosso tempo na marra.

“Mas, dá pra se divertir e estudar ao mesmo tempo?” Dá sim, chega de desculpa! Todo mundo, ou a maioria, tem casa pra limpar, conta pra pagar e prova pra estudar. Festa pra ir também. Faça dos seus estudos um momento quase sagrado, PRESTE atenção nas aulas, pois assim estudos extras são somente revisão. Tire dúvidas, saia perguntando, resolva os roteiros, vá nas monitorias, pegue livros, enfim, se vire! E não adianta ser aprovado sem ter assimilado o conteúdo corretamente, pois mais pra frente, você precisará deles bem solidificados (principalmente na Educa... Mais pra frente explico essa parte). Resumindo, seja bem-vindo, bixo! Que suas vidas universitárias sejam ótimas e que vocês NÃO DIGAM NÃO QUANDO PEDIRMOS CERVEJA NAS FESTAS. Não é um pedido, e sim uma ORDEM.

Por: Duda

Nenhum comentário: